Aprendo... Logo Existo! - IV

Impessoalidade

Quero fazer uma denúncia!

Isso mesmo! Eu quero denunciar as pessoas impessoais que me cercam!
Como uma PESSOA pode ser impessoal? Essas duas palavras não combinam.

Acompanhem o meu raciocínio:
Deus criou o ser humano para que se relacionasse com o próprio Deus, com os outros seres humanos e com o meio que o cerca.
O diabo entra em cena e consegue maquiar o que Deus chamou de relacionamento. O que temos então, em nossas comunidades, igrejas, famílias e outras esferas sociais, são relacionamentos superficiais e extremamente impessoais.

Assistindo aos comerciais de televisão, principalmente as propagandas de cerveja (que são altamente condenáveis) eu sempre reparo na proposta que elas trazem sobre as rodas de amigos. Eles se encontram no butequim para conversar, rir e passar tempo juntos. Analise comigo o comportamento dos amigos das propagandas de cerveja: eles se tratam como amigos e conversam sobre todos os assuntos, têm pontos de vista e estilo de vida comuns. O relacionamento é próximo e bem pessoal.

Devemos copiá-los? Não!

Na verdade, somos chamados para influenciar. No entanto, perdemos tempo construindo relacionamentos superficiais e altamente impessoais. Me pergunto se nessa geração ainda existe aquela amizade entre “Cumpadis” e “Cumadis”. Entre as crianças que se encontram para brincar na caixa de areia e esquecem a vida.

Lembro também dos adolescentes, (também tão criticados) eles andam em grupos e com tanta facilidade e em pouquíssimo tempo, tornam-se amigos de infância, fazem pactos de amizade e amor eterno. Duas garotas prometem que seus casamentos serão no mesmo dia e que suas casas serão uma ao lado da outra. Os meninos montam uma banda de Rock (quer dizer, hoje em dia, um grupo de AXÉ ou uma banda EMO), e prometem uns para os outros que vão tocar juntos para sempre! Os adolescentes são tão profundos na amizade que logo os grupos se tornam tribos, tamanha é a semelhança entre eles.

Outra vez me pergunto: devemos copiá-los? Não!

É triste ver os adolescentes crescerem e se tornarem adultos. Logo eles esquecem tudo o que prometeram, permitem que as circunstâncias da vida os conduzam para outro extremo.

Somos chamados para influenciar. Influenciar as pessoas a se relacionarem da forma que agrada a Deus. Mas o que acontece é o contrário disso.

Esse artigo já está muito grande, mas para encerrá-lo quero expor algumas conclusões:

1. Eu mesma sou muito superficial na maneira com que lido com os meus amigos.
2. O adulto quase sempre se torna chato. Mas o adulto inteligente é aquele que tem a capacidade e a humildade de aprender com as gerações que vieram antes dele. Crianças e adolescentes sabem se relacionar e sabem criar vínculos.
3. Não devemos entrar no sistema terrível da impessoalidade. Isso é uma anomalia se pensarmos que somos pessoas criadas para se relacionarem com outras pessoas de forma pessoal. É simples!

Deus nosso Pai nos criou para o relacionamento. Vamos aprender com ELE. Vamos olhar para o caráter desse Deus que é soberano, profundo e pessoal!

13 comentários:

Rodolpho Bueno disse...

É isso ai.
Ótima reflexão, me fez pensar mais sobre o assunto. Vou procurar me esforçar para diminuir a superficialidade ao meu redor...
Valeu.
Deus te abençoe Lú.

Rodolpho e Lú disse...

É isso aí... cada um fzendo a sua parte... chega de superficialidade... chega de não saber nem o sobre nome das pessoas a nossa volta!!!

Unknown disse...

Deus abençõe e te de várias formas de fazer com que paremos e nos confrontemos, fico feliz com o assunto e junto com meu amigo.. Rodolfo vou começar a refletir mais sobre minhas amizades.
Fique Firme... Lú

Aldo Marcello disse...

Nossa... Esse tópico destruiu!!! Uma ótima arma pra combater a superficialidade é a transparência. Tô tentando praticar tudo isso... Mas é difícil largar velhos hábitos e velhos escudos...

E seu blog está cada vez melhor! Simples, atraente e dinâmico!

TAMO JUNTO!!!!

WorkShop BLOG disse...

É verdade isso!

Criamos verdadeiros escudos contra as pessoas... Mas o grande lance é fazer com que as nossas barreiras caiam! Precisamos aprender com o caráter de Deus que é totalmente relacionável!

Derkian A. Mendes disse...

pode crer!!!
acredito que muitas vezes isso é provocado pelo exarcerbado crescimento do consumismo, o que leva as pessoas à pensarem em saciar somente suas necessidade, fazendo com que a importancia à amizade e ao relacionamento profundo fike escasso! sei lah só um outro ponto de vista!!!
parabens pelo tópico!!!

Unknown disse...

Profundoo..me veio a mente aquele versiculo onde Paulo nos fala sobre ter raizes e alicerces no amor..para compreender a largura,comprimento,altura e PROFUNDIDADE DO AMOR..efesios 3:17e18.NãO temos nocão ainda..foi bom ler isso me faz aprender..Fera amigaa

WorkShop BLOG disse...

Não temos mesmo... a total compreensão da importancia de firmarmos relacionamentos profundos... mas um dia... agente chega lá!!! rsrsrsr!!!

beijos

Hermes C. Fernandes disse...

Olá Luciana!

Parabéns pelo belo trabalho apresentado aqui no blog. Este artigo em particular é muito edificante e nos instiga à reflexão.

Já estou seguindo!

Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, e se desejar também segui-lo, será uma honra. Seus comentários também serão muito bem-vindos.

www.hermesfernandes.blogspot.com

Te espero lá!

Aline Brito disse...

Eeeee Lú..

Fiquei pensando nesse assunto também. ótima discursão!
Fica com Deuss.. Que você seja Luz mesmo na vida das pessoas!

Beijos amiga

Aline Brito disse...

Eeeee Lú..

Fiquei pensando nesse assunto também. ótima discursão!
Fica com Deuss.. Que você seja Luz mesmo na vida das pessoas!

Beijos amiga

André Eduardo Ribeiro disse...

Impessoalidade. Quem se identificou levanta a mão!

André Eduardo Ribeiro disse...

|o|

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...